segunda-feira, 10 de setembro de 2012

ENERGIA SUSTENTAVEL..CONHEÇA UM POUCO


Você já parou pra pensar quanto gasta de energia a gigantesca quantidade de postes espalhada pelo mundo? Claro que muitos já possuem lâmpadas de LED, que gastam bem menos, mas mesmo assim, o reflexo desse gasto na natureza ainda deve ser muito grande. Parece que a empresa americana Savwattencontrou a solução: postes abastecidos com energia solar e eólica; além de possuir lâmpadas de LED, é claro.
Na composição do poste ecológico, há uma turbina para captação do vento e um painel solar de alta eficiência, com bateria para guardar a energia e garantir iluminação duradoura. E a preocupação ecológica vai além: a turbina, além de silenciosa, foi projetada para não machucar os pássaros que voem próximos a ela!
A composição física do “eco poste” é altamente resistente, o que é necessário, pois ficará exposto às mais diversas situações, seja pela natureza, com chuvas e ventos, ou pelo ser humano. A empresa criadora alega que, em condições normais, o poste pode ficar até 50 mil horas sem necessitar de reparos.
Provavelmente, você ainda lembra da música da Copa do Mundo, certo? A música, cantada pela Shakira, chama-se “This time for Africa”. Entretanto, não foi o nome da música que chamou mais a atenção e sim a expressão “WakaWaka“, que na língua africana suaíli quer dizer “brilhar”. Baseando-se nesse significado, aWakaWaka Shine Bright  lançou uma lâmpada que pretende brilhar mais do que a música, pelo menos é isso que esperamos.
A lâmpada WakaWaka foi criada com o intuito de levar luz a lugares onde a energia elétrica ainda não chegou ou tem pequeno acesso. Além de ser compacta e de baixo custo, ela também é muito mais segura do que as ferramentas tradicionais. Por exemplo, com o acoplamento de uma simples garrafa PET, ela poderia substituir os lampiões de querosene que são tóxicos e podem causar incêndios e explosões.
Para carregar a WakaWaka, basta expô-la ao sol. Os criadores afirmam que um dia de exposição garante 16 horas de luz, podendo executar também outras funções elétricas, como fornecer energia a rádios e carregar baterias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

24 HORAS DE INFORMAÇÃO